8 de mai. de 2014

As enigmáticas pedras da Costa Rica

Essa impressionante descoberta aconteceu quando trabalhadores cortando e queimando seu caminho através da densa floresta da Costa Rica, para limpar uma área de plantações de banana em 1930, depararam-se com alguns objetos incríveis: dúzias de esferas de pedra, muitas das quais eram perfeitamente esféricas. Elas variavam de tamanho: tinha do tamanho de uma bola de tênis para até 8 metros de diâmetro, pesando 16 toneladas! Não se sabe quem as fez, com que finalidade e, o mais intrigante, como conseguiram tal precisão esférica e grandiosa.


Apesar da descoberta das pedras ter sido há vários anos atrás, o interesse nelas continua crescente. Elas foram analisadas cientificamente pela primeira vez em 1930 e, atualmente, sabe-se que existem cerca de 300 bolas de pedra. Algumas ainda permanecem no local em que foram descobertas, mas grande parte foi removida devida à erosão ou, até mesmo, ao vandalismo.
As maiores esferas pesam cerca de 16 toneladas e os cientistas acreditam que elas foram esculpidas aproximadamente em 600 d.C e as mais recentes datariam de aproximadamente 1000 d.C. A única certeza dos cientistas é que elas foram esculpidas antes da conquista espanhola da Costa Rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...