28 de abr. de 2014

Câmera Fotográfica que esteve na Lua é vendida por 600 mil euros

Existem várias câmeras especiais, mas esta é um caso a parte. Ela foi usada em 1971 pelo astronauta norte americano Jim Irwin, na missão Apollo 15 de ida à Lua. Foi a leilão com um preço base de 80 mil euros, mas acabou sendo vendida por 600 mil euros.


O leilão aconteceu na galeria de fotografia WestLicht em Viena na Áustria, o comprador foi o empresário japonês Terukazu Fujisawa, dono da cadeia de lojas Yodobashi Câmera. O empresário levou para casa a única câmera fotográfica conhecida que esteve em solo lunar e voltou à Terra, já que em missões anteriores esses materiais ficavam na superfície da Lua para aliviar o peso desnecessário na viagem de volta à Terra. Os astronautas apenas traziam o compartimento que continha o filme, deixando o corpo e lente da câmera na Lua.

O astronauta James Irwin (1930-1991) (Foto:NASA)

A câmera fotográfica é da marca Hasselblad e foi escolhida na época para as missões Apollo pela sua grande qualidade e robustez. A câmera não é um modelo original, foi um modelo desenhado especialmente para as duras condições que uma expedição destas exigia. Era usada na superfície da Lua pelos astronautas para fazer registros diversos e estes traziam-nas acopladas ao traje espacial junto ao peito.

Irwin durante a missão Apolo 15 onde ele usa a Hasselblad no peito (Foto:NASA)

fonte: Link

Veja Também: Missão Interestelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...