26 de jun. de 2013

Missão Interestelar

   O primeiro objeto terráqueo a deixar o Sistema Solar. A candidata é a Voyager 1, sonda de exploração espacial lançada há 35 anos pela Nasa. A possibilidade de que ela já houvesse chegado ao espaço interestelar foi aventada em estudo publicado em março, na revista Geophysical Research Letters. Mas grande parte da comunidade científica, inclusive a agência espacial americana, acredita que a viajante ainda não tenha atravessado a fronteira. Segundo estimativas, o marco poderá ser comemorado em menos de uma década.



   A missão Voyager foi projetada para tirar vantagem de um arranjo geométrico raro dos planetas exteriores entre os anos de 1970 e 1980 o que permitiu uma exploração de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno com um mínimo de propulsão e menos tempo de viagem. Este “arranjo espacial raro” ocorre a cada 175 anos, e permite que uma nave vá de um planeta para o outro sem a necessidade de grandes sistemas de propulsão a bordo. A sonda Voyager 1 chegou em Júpiter em 5 de março de 1979, e Saturno em 12 de novembro de 1980.
disco   A Voyager 1 está viajando a aproximadamente 57.600 Km/h. A Voyagers transporta uma “saudação ao universo” um disco de ouro, contendo sons e imagens selecionadas para retratar a diversidade da vida e da cultura na Terra (figura ao lado).









Velocidade máxima: 62.136 km/h
Distancia da Terra: 18,5 bilhões de Km
Comunicação Terra-Sonda: 17 horas

   Você pode acompanhar em tempo real a localização da sonda no site da Nasa: http://voyager.jpl.nasa.gov/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...